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COTAÇÕES

Sob o slogan “Fazer o certo, sempre dá certo”, entrou em vigor no dia 15/01/2019, o Programa de Integridade da Usiminas, reunindo as políticas e a versão atualizada do Código de Ética e Conduta da companhia. O Programa estabelece novas medidas e diretrizes alinhadas aos valores da empresa, além de atualizar normas existentes, e servirá como referência para o dia-a-dia dos colaboradores em suas relações com colegas, fornecedores e parceiros, entre outros, fortalecendo a governança e a transparência dos processos.

Para o presidente da Usiminas, Sergio Leite, o programa é uma importante ferramenta de compliance, na medida em que norteia as ações e fortalece a conduta ética por parte de todos os profissionais da companhia. “Estamos em um momento muito importante na história do país, em que temos acompanhando um combate muito forte e efetivo à corrupção e aos comportamentos considerados inadequados. Somos hoje o país que mais tem orientado ações para esse fim. E temos que dar o exemplo. Para isso, as empresas devem atuar como multiplicadoras de práticas éticas na construção de pilares para a melhoria da sociedade brasileira. E aqui na Usiminas não é diferente”, afirma.

“O programa foi desenvolvido a partir da visão da Usiminas em ser referência em termos de qualidade e gestão na indústria do aço, com foco nas pessoas, nos clientes e na geração de resultados sustentáveis. O zelo ainda é por dois dos nossos ativos intangíveis e que merecem ser preservados, como a confiança e a reputação”, acrescenta o gerente-geral Jurídico, Bruno Paulino.

A expectativa da Usiminas é que nas próximas semanas todos os cerca de 13 mil colaboradores da empresa tenham concluído um treinamento específico sobre o programa.

Código de Ética e Conduta

Neste Código, vocês vão encontrar os princípios que devem balizar o processo de tomada de decisões e o nosso relacionamento com fornecedores, Terceiros Intermediários, clientes, poder público, sociedade civil, imprensa e diversos outros públicos que fazem parte da rotina do GRUPO USIMINAS. O documento contribui ainda para reforçar aos diferentes stakeholders a atuação do GRUPO USIMINAS, sempre pautada na correção, na transparência e no respeito.

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Política Anticorrupção

Esta Política Anticorrupção (“Política”), aplicável às empresas do GRUPO USIMINAS, tem como finalidade estabelecer padrões mínimos de comportamento para seus Colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico, funcional ou local de atuação, e Terceiros Intermediários frente a situações que possam envolver ou caracterizar atos de Corrupção, especificamente no que concerne ao relacionamento com o Poder Público, deixando clara a postura de absoluta intolerância das empresas do GRUPO USIMINAS ante qualquer ato ilícito.

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Política Concorrencial

Esta Política estabelece diretrizes complementares ao Código de Ética e Conduta e à legislação brasileira de defesa da concorrência, notadamente a Lei nº 12.529/2011 e seus regulamentos, sobre como os Colaboradores do GRUPO USIMINAS devem atuar, no Brasil e no exterior, em práticas comerciais e nas relações societárias das quais venham a participar, para garantir conformidade com a legislação brasileira e as normas internas do GRUPO USIMINAS especificamente relacionadas à defesa da concorrência.

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Política de Conflitos de Interesse e Transação com Partes Relacionadas

A Política sobre Conflito de Interesses e Transações com Partes Relacionadas (“Política”) visa estabelecer as diretrizes de integridade e complementar as disposições sobre conflitos de interesses contidas no Código de Ética e Conduta do GRUPO USIMINAS, objetivando eliminar ou mitigar toda situação concreta ou aparente que possa resultar em conflito.

Esta Política não impedirá a celebração de transações com Partes Relacionadas, desde que praticadas no melhor interesse do GRUPO USIMINAS e em observância ao Estatuto Social e à legislação aplicável.

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Políticas de Brindes, Presentes e Hospitalidades

A finalidade desta Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades (“Política”) é declarar a posição do GRUPO USIMINAS com relação à entrega, oferta, promessa e recebimento de brindes, presentes, entretenimento, viagens e outras hospitalidades por parte dos Colaboradores do GRUPO USIMINAS.

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Política de Patrocínio e Doações

Esta Política de Patrocínios e Doações (“Política”) tem por objetivo orientar e auxiliar a conduta dos Colaboradores das empresas do GRUPO USIMINAS quanto aos Patrocínios e Doações a serem concedidos em suas relações comerciais e institucionais, tendo em vista a necessidade de evitar situações que possam caracterizar qualquer forma de Corrupção, bem como reforçar os padrões éticos e de integridade presentes no Código de Ética e Conduta do GRUPO USIMINAS.

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Política de Relacionamento com Terceiros Intermediário

Esta Política de Relacionamento com Terceiros Intermediários (“Política”) tem por objetivo estabelecer as diretrizes de integridade para relacionamento com Terceiros Intermediários e complementar os procedimentos para sua qualificação, cadastramento, avaliação, contratação e interações.

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